Tá rolando...



1 - DOCUMENTÁRIO INDIANARA:


Depois de rodar por 70 festivais no mundo todo, o documentário Indianara estreou em diversas plataformas de streaming no Brasil em junho, mês do orgulho LGBTQI+. documentário foi dirigido por Aude Chevalier-Beaumel e por Marcelo Barbosa e constrói um retrato da militante que, ao longo sua trajetória, teve papel fundamental na construção de uma rede de solidariedade e proteção à comunidade trans no Rio de Janeiro, além de militar pelos direitos das pessoas LGBTQI+, de forma mais ampla. Foi fundadora do abrigo Casa Nem, no centro histórico do Rio de Janeiro. Imperdível!

Link da imagem (para a editora): http://www.adorocinema.com/filmes/filme-273663/



2 - FILME CAFÉ COM CANELA:

“Preso à minha classe e a algumas roupas

vou de branco pela rua cinzenta.

Melancolias, mercadorias espreitam-me.

Devo seguir até o enjôo?

Posso, sem armas, revoltar-me?”

(Carlos Drummond de Andrade - A Flor e a Náusea)


Primeiro longa-metragem da trilogia escrita e dirigida por Ary Rosa e Glenda Nicácio, Café com Canela (2017) surpreende por seu imenso discurso afetuoso, e pela coragem de dizer com as próprias palavras o que se passa no dia-a-dia, e o que sentem, as pessoas em uma cidade do Recôncavo Baiano. A maravilha desse filme reside no modo com o qual ele subverte a percepção racista e patriarcal do mundo ao simplesmente representar, da forma mais carinhosa e amorosa possível, os personagens, os percalços, e as alegrias de cada um deles. Café com Canela é um representante prático da reconstrução do imaginário social sobre a imagem negra no Brasil. O filme se passa na cidade de Cachoeira na Bahia onde acompanhamos a história de um núcleo de personagens, costurado pelas trajetórias de Violeta (Aline Brune) e Dona Margarida (Valdinéia Soriano), que se reencontram muitos anos após um episódio trágico da vida de Margarida.


3 - PODCAST IMAGINA JUNTAS!


Olá, imaginers!!!

Recomendamos o podcast “Imagina Juntas” porque além de muito divertido, a Jeska, o Gus e a Tchulim conseguem falar sobre as coisas do dia a dia (incluindo perrengues, traumas, vitórias e aleatoriedades) de uma maneira muito natural, mesmo os temas mais delicados. Eles têm convidados especiais pra falar de determinados temas e parece muito que vc tá numa roda de amigues.

“Imagina Juntas é um podcast feito por @tchulim, @jeskagrecco e @guslanzetta sobre a vida dos millennials tentando manter a saúde mental e os boletos em dia. Ouça discussões sobre relacionamentos, cultura, formatos de trabalho, universo feminino e desgraçamentos de cabeça.” Confiram as redes: Insta e Twitter - @imaginajuntas_

Referência da imagem e descrição: https://open.spotify.com/show/0zsyjHtbL1I2pLkV6oG2gO


4 - O SER DE LUANA (LUANA CAVALCANTE)


Luana Cavalcante é natural da cidade de Mossoró, estado do Rio Grande do Norte. Ela é artista, formada em Design e Artes, especializada na investigação da composição fotográfica e antropologia visual. O Ser de Luana surgiu como projeto de pesquisa no ano de 2012, na Universidade de Coimbra, Portugal. O Ser de Luana tem mulheres como público alvo principal. No entanto, não se trata de qualquer pintura. O processo criativo é feito através de uma entrevista, feita de modo informal (que mais se parece com um bate papo entre amigas), onde a artista elabora a pintura a partir das características, símbolos e referências de cada mulher. De 2012 a 2020, Luana Cavalcante já pintou mais de 100 mulheres. Apesar de residir na cidade de Natal-RN, Luana Cavalcante desenvolve o seu trabalho em outros estados. Para agendamento e maiores informações, confiram sua rede social: Instagram @oserdeluana e https://linktr.ee/LuanaDoSER

Referência da imagem: logo de O ser de Luana


5- LABORATÓRIO DE ESTUDOS EM HISTÓRIA DOS MUNDOS DO TRABALHO (LEHMT) - UFRJ


O Laboratório de Estudos em História dos Mundos do Trabalho (LEHMT) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, através de sua coluna "Labuta", promoveu um debate sobre Gênero e História do Trabalho com Fabiane Popinigis e Glaucia Fraccaro. Confiram no link:


https://lehmt.org/2020/09/12/live-labuta-genero-e-historia-do-trabalho-com-fabiane-popinigis-e-glaucia-fraccaro/