Tá rolando...







PODCAST “CALMA, GENTE HORRÍVEL”


O “Calma, gente horrível” é um podcast produzido por Ana Roxo, Tati Fadel, Rita Alves e Malu Rodrigues, atualizado sempre às quarta-feiras. Trata-se de um projeto independente, feito por essas quatro mulheres de diferentes formações e trajetórias. Elas abordam tanto temas políticos e sociais que estão em pauta no Brasil, quanto outros, de interesse geral - podendo ser mais leves e engraçados, como os assuntos “jovem místico”, “cafonice”, “comunista de iphone”, ou mais pesados e fundamentais, como “maternidade compulsória”, “aborto”, “Lei Maria da Penha” e “padrões de beleza”. Dependendo do tópico a ser abordado, convida-se uma especialista. No dia 9 de setembro o podcast chegou ao episódio número 50, sempre com muito cuidado e qualidade tanto nas discussões, quanto no formato e edição. Está nas plataformas, vale a pena conferir!



MULHERES QUE LEEM MULHERES


Foi inaugurada a série 'Mulheres que leem Mulheres' na Rádio Piraí Educa, um projeto da Rede Brasileira de Mulheres Filósofas - uma organização brasileira construída por mulheres com o intuito de lutar contra o preconceito acadêmico, dar visibilidade a obra de filósofas e discutir questões de feminismo e gênero no campo filosófico. O projeto é desenvolvido por meio da parceria com o Laboratório Filosofias do Tempo da Agora, vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro. Com episódios de cerca de 8 minutos, pesquisadoras do laboratório apresentam as filósofas que investigam e pelas quais se interessam. Através da parceria com a Rádio Piraí Educa, os áudios da série " Mulheres que leem Mulheres" se tornaram episódios de podcasts que serão lançados aos sábados. No total serão 13 episódios. Imperdível!

"Mulheres que leem mulheres" está também disponível no YouTube.

https://anchor.fm/radiopiraieduca/episodes/Srie-Mulheres-que-leem-mulheres--Ep--1-Llia-Gonzalez-ekggm8



SEGUNDAS FEMINISTAS!


O Segundas feministas é o podcast do Grupo de Trabalho de Gênero, pertencente a Associação Nacional de Professores de História (ANPUH) - Brasil. A produção do podcast visa divulgar pesquisas e discussões na área de História que versem sobre gênero, mulheres e feminismos. Toda segunda-feira é disponibilizado um episódio do podcast que pode ser acessado através da plataforma do soundclound. Atualmente, o Segundas Feministas já contam com 15 episódios produzidos. Confiram no instagram: @segundasfeministas




O PESSOAL É POLÍTICO, PODCAST FEMINISTA


Segundo as próprias autoras do podcast, elas são duas irmãs que perceberam a necessidade de estudar e discutir sobre teoria feminista. Assim, elas organizaram as emissões em temporadas, cada uma dedicada a um livro, que elas comentam detalhadamente. Na primeira temporada, analisaram o Woman Hating, de Andrea Dworkin. Agora, na segunda, falam sobre o "O Segundo Sexo" de Simone de Beauvoir. Trata-se de uma ótima pedida para quem quer começar a compreender os debates feministas e algumas de suas principais teóricas, mas, especialmente, aquelas alinhadas ao feminismo radical.