Tá Rolando...





1. ARQUIVO NA PANDEMIA

Para quem quer um arquivo de imagens e textos testemunhais ou ficcionais sobre a experiência de isolamento durante os meses de março, abril e maio de 2020, este é o  livro perfeito. Organizado por Andréa Casa Nova Maia e Vera Casa Nova, Arquivo Pandemia foi distribuído em 74 fascículos e oferecido gratuitamente pela Editora UFMG. Os links para download serão divulgados diariamente nas redes sociais da instituição a partir desta terça-feira, 14 de julho.


Os fascículos reúnem textos, desenhos, fotografias, recortes, citações, poesias e imagens produzidos durante a pandemia. Uma pequena coletânea-coleção, um arquivo de memórias vividas na realidade ou na imaginação de artistas, literatos, historiadores, antropólogos, filósofos, sociólogos, psicólogos, geógrafos, comunicólogos. Um trabalho em andamento que, ao final das publicações dos fascículos, será transformado em um livro digital.

Acompanhe a divulgação dos links nas redes sociais da Editora UFMG ou visite o site www.editoraufmg.com.br e pesquise por assunto “Pandemia.  

Apresentação disponível em https://bityli.com/Z3obF



2. FEMINISMOS EM DEBATE

O Feminismos em debate é um projeto interinstitucional coordenado por três professoras de História e historiadoras: Aryana Costa (UERN), Lívia Barbosa (IFRN - Campus Pau dos Ferros) e Maiara Juliana Gonçalves (UFRN - Escola Agrícola de Jundiaí). O projeto tem por objetivo promover debates abertos ao público sobre produções feministas no intuito de conectar as discussões e as abordagens produzidas dentro das universidades ao mundo fora dos muros dessas instituições de ensinos superiores, bem como das escolas. A metodologia do projeto é promover aulas públicas interativas, em torno de uma produção intelectual feita por mulheres, que ocorrem mensalmente por meio da plataforma do google meet. O Feminismos em debate, por meio da sua rede social no Instagram, promove conteúdo feministas . Confira as atividades do projeto no Instagram: @feminismos.em.debate



3. HUMANAS - PESQUISADORAS EM REDE

O HuMANAS é uma rede de pesquisadoras e de professoras que atuam na área da História e áreas afins das Humanidades. O grupo foi criado no contexto de isolamento social devido a pandemia do covid19, após uma reunião online de um grupo de pesquisadoras e professoras de História que dialogaram sobre os problemas de gênero, e das suas interseccionalidades, que incidem no universo acadêmico. Desse modo, com a denominação de “rede”, a formação do grupo tem finalidade reunir, acolher e construir alianças solidárias entre mulheres, além de visibilidade às produções de mulheres no campo das Humanidades. Confira a iniciativa nas redes sociais:

site: www.humanasrede.com

twitter: twitter.com/HuMANASRede

facebook: HuMANAS - Pesquisadoras em Rede

instagram: @humanasrede